• IDC Insights:

    As áreas de Insights da IDC, através de seus serviços de análises de mercado e consultoria, ajudam empresas e CIOs a tomar as melhores decisões em tecnologia. Nossas pesquisas globais têm como objetivo mitigar os riscos em tecnologia e maximizar a eficácia dos investimentos em TI.

  • FINANCIAL

    A IDC Financial Insights, através de seus serviços de análises de mercado e consultoria, ajuda instituições financeiras e seus CIOs a tomar as melhores decisões em tecnologia. Nossas pesquisas globais endereçam os principais desafios em negócios e tecnologia de bancos, seguradoras e outros segmentos da indústria financeira.

  • MANUFACTURING

    A IDC Manufacturing Insights, através de seus serviços de análises de mercado e consultoria, ajuda empresas de manufatura e seus CIOs a tomar as melhores decisões em tecnologia. Nossas pesquisas globais endereçam os principais desafios em negócios e tecnologia relacionados ao projeto, desenvolvimento e distribuição de produtos.

  •  GOVERNMENT 

    A IDC Government Insights, através de seus serviços de análises de mercado e consultoria, ajuda órgãos governamentais e seus líderes de TI a tomar as melhores decisões em tecnologia. Nossas pesquisas globais endereçam os principais desafios em negócios e tecnologia dos governos federal, estaduais e municipais.

  •   ENERGY  

    A IDC Energy Insights, através de seus serviços de análises de mercado e consultoria, ajuda empresas de energia e seus CIOs a tomar as melhores decisões em tecnologia. Nossas pesquisas globais endereçam os principais desafios em negócios e tecnologia das indústrias de utilidades e de óleo & gás.

  •   HEALTH  

    A IDC Health Insights, através de seus serviços de análises de mercado e consultoria, ajuda empresas de saúde e seus CIOs a tomar as melhores decisões em tecnologia. Nossas pesquisas globais endereçam os principais desafios em negócios e tecnologia das indústrias de serviços de saúde.

  •   RETAIL  

    A IDC Retail Insights, através de seus serviços de análises de mercado e consultoria, ajuda empresas de varejo e seus CIOs a tomar as melhores decisões em tecnologia. Nossas pesquisas globais endereçam os principais desafios em negócios e tecnologia da indústria de varejo.

IDC Releases

nov/28/2013

Estudo da IDC mostra recorde nas vendas de smartphones no terceiro trimestre de 2013




Foram 10,4 milhões de aparelhos comercializados no Brasil. No cenário mundial os números também são positivos

 

São Paulo, 28 de novembro de 2013 – A venda de smartphones no Brasil continua surpreendendo. No terceiro trimestre de 2013, foram comercializados 17,9 milhões de aparelhos no país e, desse total, 10,4 milhões referem-se a   smartphones. O crescimento foi de 147% frente ao mesmo período no ano passado e 20% em relação ao segundo trimestre de 2013. Já os features phones (aparelhos convencionais) tiveram uma queda de 33% em relação a 2012 e de 5% na comparação com o trimestre passado. Os dados são da IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações.

Para Leonardo Munin, analista de mercado da IDC Brasil, vários fatores vêm favorecendo a venda de smartphones.  “Além da redução no valor do ticket médio para os dispositivos, os grandes fabricantes que atuam no Brasil já voltam quase todo seu portfólio para este tipo de aparelho”, analisa. Somado a isso, novas marcas se lançaram no mercado de celulares - vindas de outros segmentos de TI – provocando um aumento da concorrência e consequentemente maior oferta de modelos e preços menores. “Esta situação permitirá que a nova classe C brasileira entre de vez neste mercado o que poderá impulsionar mais as vendas dos celulares inteligentes”, diz.

Apesar da redução de preço ser um ponto determinante para a expansão do mercado de smartphones, não é só a venda de produtos de entrada que cresce. Modelos com faixas de preços maiores também apresentaram crescimento, mostrando que o momento do mercado é bom para todos. "A IDC acredita que existem dois movimentos de transição simultâneos no mercado. Quem tem um celular básico está migrando para um smartphone de entrada e quem já tem um dispositivo com dados, está comprando um smartphone mais robusto, mais premium", explica.

Dos 10,4 milhões de smartphones vendidos no terceiro trimestre, 90% eram dispositivos com sistema operacional Android.

Ainda segundo o estudo da IDC, o open market (vendas nos canais que não a operadora) representa 52% da comercialização dos dispositivos, mas as operadoras seguem sendo o principal canal de vendas para este tipo de aparelho. O segmento corporativo representa 11% das vendas dos dispositivos inteligentes, um crescimento de 148% frente ao mesmo período do ano passado.

No mundo

No mercado mundial, os números também são recordes. No terceiro trimestre do ano as vendas de smartphones atingiram cerca de 468 milhões de unidades, um aumento de 39% frente ao mesmo período no ano passado. No comparativo trimestral, o crescimento foi de 9%. A queda substancial no preço deste tipo de dispositivo e a chegada de novos fabricantes no mercado, além dos números realizados pela China, que hoje já representa mais de um terço do mercado, foram os principais responsáveis pelo saldo positivo.

 "Olhando para o futuro, temos a expectativa de outro grande salto nas vendas para o quarto trimestre e um novo recorde para o mercado de smartphones mundial, já que historicamente esse período apresenta bons resultados motivados pelas vendas de Natal e lançamentos”, diz o analista da IDC. Segundo ele, o mercado mundial deverá chegar próximo de um bilhão de unidades vendidas em 2013.

 

 

 

2° Tri13
Unidades

2° Tri13
Unidades

3°Tri13

Unidades

Crescimento

trimestral

Crescimento anual

Feature Phones

11.1

7.8

7.5

-5%

-33%

Smartphones

4.2

8.7

10.4

19%

147%

*Total

15.3

16.6

17.9

8%

17%

*Dados Brasil- Em milhões

 

 Sobre a IDC
A IDC é a principal provedora global de inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos para as indústrias de tecnologia da Informação e telecomunicações. A companhia apoia profissionais de TI, executivos de negócios e investidores na tomada de decisões relativas a compras de tecnologia e estratégias empresariais. Mais de mil analistas de mercado proveem conhecimentos e experiência locais, regionais e globais em tecnologia, oportunidades e tendências em mais de 110 países em todo o mundo. Há mais de 45 anos a IDC fornece informações estratégicas para ajudar os clientes a alcançarem seus objetivos de negócios. A IDC é subsidiária da IDG, companhia líder em mídia, pesquisa e eventos na área de tecnologia. Para saber mais sobre a IDC Brasil, visite o website www.idcbrasil.com.br

 

Informações para a imprensa:
Rosa Arrais Comunicação
Tel.: (11) 3672.3531
Murillo Senne – ramal 14 ou (14) 97594.7802 - murillo@rosaarrais.com.br
Rosa Arrais - ramal 19 ou (11) 99931.7378 - rosa@rosaarrais.com.br